terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Newsletter de Janeiro 2014

"Sinto-me como Uma semente no meio do Inverno..., sabendo que a primavera se aproxima. O broto romperá a casca e a vida que ainda dorme em mim haverá de subir para a superfície, quando for chamada. O silêncio é doloroso, mas é no silêncio que as coisas tomam forma, e existe momentos em nossas vidas que tudo que devemos fazer é esperar. Dentro de cada um, no mais profundo no ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber. Tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem. Somos muito mais capazes do que pensamos. Há momentos em que a única maneira de aprender é não tomar qualquer iniciativa, não fazer nada. Porque, mesmo nos momentos de total inação, esta nossa parte secreta está trabalhando e aprendendo. Quando o conhecimento oculto na alma se manifesta, ficamos surpresos connosco mesmos, e nossos pensamentos de inverno se transformam em flores, que cantam canções nunca antes sonhadas. A vida sempre nos dará mais do que achamos que merecemos".



Gibran Khalil Gibran
Trechos do livro Cartas de amor - Gibran Khalil Gibran
Inverno combina com…Chá! Não é verdade? Não tem nada melhor que um chá quente depois do almoço ou antes de dormir para esquentar o corpo e espantar o frio da estação mais gelada do ano. É normal que nesta época as pessoas tomem mais chás. Ele é ótimo para aquecer, relaxaros músculos, eliminar as tensões e aumentar a sensação de bem-estar. De acordo com as nutricionistas da rede Mundo Verde, uma loja de artigos naturais, os chás são muito recomendados porque dão ao corpo váriosbenefícios nutricionais. Como no inverno as pessoas acabam comendo mais que o normal, como por exemplo massas, sopas e chocolates, o chá consegue eliminar as toxinas e promover uma desintoxicação do corpo, eliminando um pouco da gordura destes alimentos.
Para quem exagerou na comida ou está com o colesterol mais elevado que o normal, a recomendação é beber os chás de camellia sinensis, chá verde e chá branco. Eles conseguem baixar o nível de colesterol por conta da concentração de polifenóis e as catequinas, duas substâncias poderosas contra a gordura do corpo. Conseguem evitar, também, problemas no sangue, como derrames e infartos. O bom é sempre pedir ajuda ou um acompanhamento para o seu médico, caso esse seja o seu problema, antes de consumir estes chás. Já para as pessoas que sofrem com a gripe, resfriado ou também algum sintoma de febre, a dica é tomar um chá que ajude a colocar para fora do corpo este vírus. Um desses chás que tem essa ação é o chá de menta. Estão na mesma categoria: chá de hortelã e erva-doce.


e o seu caso é nariz entupido e problemas no aparelho respiratório, a dica dos especialistas é consumir todos os dias o chá de gengibre, que ajuda a melhorar a respiração e também elimina o muco nasal que prejudica as vias aéreas. Uma chávena de chá de gengibre antes de dormir é muito recomendado. Ele também ajuda a acelerar o metabolismo e vai ajudar seu corpo a queimar mais gordura. Além do que esse chá consegue aumentar a temperatura do corpo. É ótimo para dormir bem!
Quando se fala em chá, todo mundo tem uma dúvida: sachê ou ervas. Bom, as nutricionistas recomendam o uso das ervas em infusão por dez minutos na água quente. As propriedades da planta, folha, semente ou flores naturais é muito maior que o chá de sachê. Por isso, a dica é sempre preferir as plantas. Depois da infusão, basta coar e beber, ainda quente, para sentir o benefício de relaxamento e bem-estar. Sempre que você fizer um chá, beba-o no mesmo dia. Nada de guardar chá de um dia para o outro. Isso prejudica os benefícios e não ajuda o seu corpo com quase nada. Na hora de guardar, o mais recomendado é colocar sempre em um recipiente de vidro, para que ele se mantenha quente e tenha as propriedades intatas até você consumir.


A importância da Massagem no Inverno?



Com o frio chegando, muitas pessoas sentem dores nos músculos, articulações, ossos… não é mesmo? Aumentam os problemas de circulação, dores pelo corpo e também doenças como gripes e constipações! Além é claro da terrível pele desidratada!
A massagem ajuda a estimular a circulação sanguínea e os músculos, desobstruindo o fluxo de energia e liberando toxinas presas aos músculos e tecidos.

A massagem ativa a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios através dos movimentos de deslizamento, amassamento da musculatura e manipulação dos pontos de pressão. “A massagem aumenta a vitalidade e retarda o envelhecimento, pois fortalece o sistema imunológico, trazendo benefícios no caso de gripes e resfriados, já que nesta época do ano estamos mais vulneráveis a eles”.

Os toques profundos proporcionam alívio de dores e tensões. “É importante dizer que os efeitos da massagem não se limitam somente ao corpo físico, atuando também nos corpos mental, emocional e espiritual, trazendo uma série de benefícios”.

A massagem destina-se a melhorar e fortalecer o sistema imunológico, o sistema circulatório, muscular e nervoso e ajuda também o corpo a assimilar os alimentos e a eliminar os produtos residuais. Em termos psicológicos e emocionais, os seus efeitos calmantes e tranquilizantes contribuem decisivamente para a melhoria do bem-estar das pessoas.


Melhora o tônus muscular
Auxilia a drenagem linfática
Suaviza e hidrata a pele
Solta e relaxa a musculatura
Alivia o cansaço
Garante maior flexibilidade
Estimula a digestão
Melhora a circulação
A importância da Massagem no Inverno

Agende já o seu horário e fique melhor ainda neste inverno!
Com uma Massagem de óleo e/ou Pedras Quentes


A difícil Arte de Meditar



Em tempos de “headphone”, com todo mundo pulado em alguma música, escutar o silêncio é uma arte. Tem gente que tenta fazer meditação e desiste na primeira tentativa, dizendo que a mente não parou de falar. Costumo dizer que não se aprende alemão em uma aula. Em uma aula você só vê o tamanho da crença.

A mente é como uma árvore cheia de macaquinhos pulando de galho em galho. Enquanto, a gente tenta focar na respiração, pensa no que vai comer no almoço, que roupa usar no casamento da sobrinha, o assunto chato que tem que levar para a reunião de trabalho e em como está desconfortável essa posição.

E o processo de meditar, ou tentar acalmar a mente, passa por isso. Passa pela perceção de como nosso interior é tagarela e poluído. Em como os pensamentos passam como nuvens no céu e, dependendo da qualidade deles, ficamos felizes, chateados, preocupados, com fome, com raiva.

Na verdade, tudo o que aparece nessa tela mental é ilusão. São projeções no futuro ou lembranças do passado que não existem no momento presente. Quando tentamos parar ou controlar o pensamento é que nos damos conta de como é difícil! Somos literalmente reféns do que se passa na nossa mente.

O exercício de meditação é esse: observar esses macaquinhos pulando de galho em galho, de assunto em assunto, de emoção em emoção e não se identificar muito com eles, não se deixar levar muito por eles. E com essa prática começar a perceber que, no fundo dessa turbulência, existe umsilêncio, uma presença, uma consciência.

Essa perceção acontece, em maior ou menor grau, com a prática do silêncio e da atenção interior. Existem milhões de técnicas para conectar esse estado, é só procurar, se informar e encontrar a sua. E se você me perguntar para que serve meditar, eu te digo que serve para a gente se conhecer, ter maistranquilidade interior, saber que pode contar consigo mesmo sempre que precisar e para desenvolver todo o nosso potencial como seres humanos.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/patricya-travassos/A-dificil-arte-de-meditar.shtml


Sem comentários:

Enviar um comentário